O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja no último sábado, 13, para o Estado de Goiás, além de Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins. Isto porque esta região está  apresentando temperaturas com 5º acima da média por período de três a cinco dias.

Outro alerta foi emitido na manhã desta segunda-feira, 16, este referente à umidade do ar, que vai variar entre 20% e 12% nos três estados e no Distrito Federal. De acordo com o órgão, os riscos principais são de incêndios e de males à saúde.

Neste período é recomendável que se ingira bastante líquido, umidifique o ambiente e o uso de hidratantes para a pele. Ao mesmo tempo é bom evitar atividades físicas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O clima seco pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

De acordo com o Inmet, a semana deve ser de muito calor, baixa umidade e sem chuvas para a região. Nesta segunda-feira, a temperatura chegou a 37 graus em Goianira, com umidade do ar de 14%.