A Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 - conhecida como Gripe A, em Goianira, começará somente na segunda-feira (02). Em diversos municípios goianos e estados do Brasil, o “Dia D” contra o vírus começa neste sábado (30), entretanto, de acordo com a Coordenadora de Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Goianira, Sonia Regina, a cidade não recebeu vacinas suficientes para realizar a Campanha, “recebemos apenas 1.400 doses da vacina, isso representa somente 17% do mínimo de 50% da nossa meta. Não vamos fazer a ação amanhã [sábado 30], porque não temos vacinas para atender toda população”, disse a Coordenadora.
O atendimento das 8h às 15h, será feito em todas as 13 Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, entretanto, segundo ela, pelo motivo de ausência do remédio, a distribuição será priorizada na segunda-feira em gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas de risco. “Das 1.400 doses, já usamos 400 em vacinação prioritária nos funcionários da saúde e tivemos que vacinar os detentos da cadeia [Unidade Prisional de Goianira], pois teve um caso de H1N1”, afirmou.
A vacina deve acabar rapidamente nas primeiras horas de segunda, mas Sonia esclareceu que, “durante a semana Goianira vai receber mais doses”. De acordo com a Coordenadora, cada UBS deve receber cerca de 80 a 100 doses da vacina na segunda. A meta da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) de Goianira é vacinar no mínimo 7 mil pessoas ou 80% disso até 20 de maio.