Nesta segunda-feira, 30, os trabalhadores, aposentados e pensionistas brasileiros receberam mais uma ruim. O governo federal voltou a abaixar a previsão para o valor do salário mínimo de 2018. O montante caiu de R$ 669 para R$ 965.

Anteriormente, o Ministério do Planejamento já havia reduzido a perspectiva de R$ 979 para R$ 969. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 937.

No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas recebem salário mínimo. Boa parte deste grupo é formado por aposentados e pensionistas, que recebem do governo federal. A expectativa do Ministério do Planejamento é de economizar R$ 1,2 bilhão com a revisão do valor.

O salário mínimo é calculado com a soma da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás.

A projeção do INPC para 2018 caiu de 3,5 para 3,1%. O PIB de 2016 caiu 3,6% em relação ao ano anterior. Por isto houve a redução do valor do salário mínimo.

O novo salário mínimo só será conhecido em janeiro. Até lá, o valor poderá sofrer novas variações pra baixo ou pra cima.