O governador Ronaldo Caiado anunciou que Goiás será o primeiro Estado a assinar o convênio de combate a crimes violentos junto ao Governo Federal. A assinatura acontece na próxima quarta-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília. Caiado explicou que Goiânia receberá as tropas da Força Nacional e que as turmas dos batalhões operacionais especiais vão ser deslocadas para o Entorno do Distrito Federal. 

O representante da Secretaria de Segurança Pública para o projeto junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Coronel Aylon Junior, concedeu entrevista à Rádio Sagres 730 nesta sexta-feira (23). Ele explicou que foram escolhidas cinco cidades, uma em cada região do país, levando em conta o índice de homicídios por 100 mil habitantes. Goiânia, segundo o Coronel, foi escolhida por ser uma capital com um “grau de integração” na qual pudesse viabilizar o projeto.

“Goiânia tem uma integração efetiva entre todas as forças de segurança, tanto estadual, federal como municipal, uma rotina nossa o trabalho conjunto”, afirmou. “Então veio para cá porque eles precisavam de uma capital que já tivesse um certo grau de integração e pudesse viabilizar o projeto, então a gente ficou feliz pelo método de escolha”, completou.

O Coronel explicou que a escolha da localidade foi a partir de interesses operacionais, onde foi feito um levantamento da média histórica, nos últimos três anos, do índice de homicídio nas regiões Noroeste e Oeste, onde serão basicamente em 10 bairros dessas duas áreas. “Estamos olhando a Força Nacional como um plus para segurança e lógico que nos foi oferecido e de maneira alguma vamos recusar qualquer ajuda”, ressaltou.

Do Sagres Online