Na ultima Sessão Ordinária antes das férias dos vereadores , o Projeto de Lei que autoriza o município a realocar créditos orçamentários no âmbito da Administração Direta, Indireta e Fundos, a título de Transposição e Transferência, até o montante do orçamento foi o principal tema da noite, já que segundo a Prefeitura Municipal , caso ele não fosse aprovado os servidores municipais continuariam sem seus vencimentos pagos. Na Sessão Ordinária realizada, no dia 23/06 , diversos trabalhadores municipais  também estiveram presentes aguardando aprovação do Projeto , mas sem êxito. 

Já no dia 30/06 após uma Sessão longa , de cerca de 2h30 , a Lei que não estava em pauta para ser apreciado acabou sendo colocada em votação  com o Relatório da Comissão de Finanças ,Orçamento e Economia , que adicionou uma Emenda , solicitando que a prefeitura só pode realocar créditos , após a data de protocolo,ou seja, 04 de março de 2015. De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Elias Roberto dos Santos , os vencimentos dos servidores já serão pagos no dia (02/07). 

Diante da presença dos vereadores; Léo do Cora, Profº Junior, Luciano Alves, Katia Tourinho, Bedeco, Rosa, Junior Carreiro, Teté , Mauricio e Primo , deu-se início a uma das Sessões com maior numero de pessoas e debates do ano de 2015.  Cadeiras lotadas, diversas pessoas em pé aguardavam  todo trâmite da Lei1805/2015 já citado acima.

A maioria do público se tratava de servidores municipais , que ainda não tinham seus vencimentos pagos pelo municipio . A fim de explicar o teor do projeto , e por qual motivo o mesmo estava relacionado com o não pagamento dos funcionários, estiveram presentes ; Secretário Municipal de Administração, Elias Roberto dos Santos, Contador da Prefeitura Waldir Lemes , mais o Secretário Municipal de Saúde , Dirceu, que não fez uso da palavra.

Explicação em relação ao Projeto e o não pagamento dos servidores

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Elias Roberto dos Santos o município tem o dinheiro , o que acontece é o fator de não estar orçado. “Nós não temos orçamentos para cobrir determinadas despesas. A folha de pagamento não foi paga por falta de recursos financeiros e sim  por questões orçamentárias”, explica.

Ainda segundo ele , algumas secretarias e departamentos tinham dinheiro para pagamento  , mas que não poderia realizar o pagamento somente de alguns funcionários e deixar outros sem seus vencimentos realizados.  

O próximo a utilizar a tribuna foi o Sr. VALDIR LEMES DA FRANÇA , contador da Prefeitura Municipal . Em um primeiro momento o contador parabenizou os funcionários pela presença para discutir o projeto de tamanha envergadura . O próximo ponto colocado em questão foi discutir sobre o projeto de lei, se tratando em questões técnicas. De acordo com Waldir nenhuma despesa pode ser executada sem estar no orçamento, isso já é planejado no ano anterior . “Nem sempre, e ninguém tem bola de cristal para isso, você consegue vislumbrar, qual é o custo desse produto ou serviço no ano seguinte. "Planejamos no ano anterior, só que já chegou o mês de julho , nós não temos mais saldo orçamentário como foi muito bem  colocado pelo Sr, Elias Roberto”, observou.

Na seqüência quem utilizou-se da palavra foi o vereador Luciano Alves , que perguntou ao Secretário de Administração se houve alguma mudança no orçamento anual. Em resposta o Secretário disse que ao aprovar a Lei Orçamentária de 2015 os vereadores deram uma disponibilidade de 20%  , ou seja , 16.000.000 ,00 ( Dezesseis Milhões de Reais). 

Já em contra reposta Luciano Alves argumentou que o orçamento deveria ter mudanças de remanejamento a partir de setembro . " Por que o orçamento é planejado pelo prefeito e sua equipe um ano antes . Aí fico sem entender já no mês de Abril , a prefeitura tinha usado 14.000.000,00( Quatorze Milhões de Reais) ", completou.  

Já segundo a vereadora Kátia da Saúde ela buscou documentos no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) , e segundo ela só existiam duas pastas que não teriam orçamento para pagamento , no valor de 35.000,00 ( Trinta e cinco mil reais ) , mas argumentou que o município ainda conta com cerca de 1.160.000,00 ( Um milhão cento e sessenta mil reais )  em suplementação . Outro fator que Katia levanta,  é a falta de interesse por parte de alguns vereadores em buscar informações no TCM. " os Vereadores não procuram nem ir no TCM. Pergunta aqui , quantos já foram buscar informações no TCM!? Não tem interesse!

Esses valores foram questionados pelo Secretário Municipal de Administração , Elias Roberto,  pois ele menciona que aqueles valores relatados pela Vereadora Katia são referentes ao mês de Abril,  e não estão atualizados  para o mês de Junho.

Projeto aprovado

Depois de mais de duas horas de Sessão Ordinária , muitos impasses e debates, o Vereador Luciano Alves Presidente da Comissão de Finanças , onde o projeto estava sendo apreciado para relatório , resolveu devolver o projeto  para aprovação dos parlamentares , mas com uma ressalva , que o documento não poderia retroceder a data anterior de protocolo, no caso, 04 de marco de 2015.

De acordo com o vereador ele iria recuar  devolvendo o projeto não por pressão da prefeitura , mas em nome dos servidores municipais de Goianira. " Mas eu quero dizer a vocês , vocês vão ter acesso aos documentos , e vão ver que eu e a Kátia estávamos certos, e que ele colocou vocês para pressionar os vereadores.  Vocês vão descobrir , por que tem saldo disponível para pagar!

 A Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO)  para o ano letivo de 2016 também foi aprovada pelos parlamentares.