Na terça-feira, 17 de janeiro, às 14h, o Major Alyson Ferreira Sobrinho Carneiro, recebeu a equipe de reportagem do Portal Goianira, na sede da 48ª-Companhia Independente da Polícia Militar, para uma entrevista exclusiva sobre os novos desafios em parte já superados pela Companhia em apenas cinco meses de Comando. Durante a sabatina, o novo comandante que assumiu no dia 1ª de setembro de 2016, falou sobre as metas para 2017, estrutura da 48ª CIPM, analise da Segurança Pública de Goianira, dentre outros assuntos.
Veja a entrevista a seguir:
Portal Goianira: Conte-nos como o Comandante encara esse novo desafio?
Comandante: A minha vida inteira eu trabalhei sempre em Goiânia. Sempre na parte operacional, e em todas as unidades em que passei nunca estive em uma cidade menor e cuidando de uma cidade inteira. Você sai de uma Cidade como Goiânia, onde você nunca viu o Prefeito na sua vida, e nunca vai ver, em uma situação que o prefeito vem na minha sala direto, liga no meu celular, os Prefeitos tanto de Goianira como de Brazabrantes e Caturai. Então, assim, realmente foi uma experiência nova profissionalmente falando para mim - em relação a isso, essa questão dessa proximidade maior com o Poder Legislativo e Executivo das três cidades que eu cuido aqui na 48ª CIPM.
Mas o restante em relação à questão operacional propriamente dita, Goianira já tem muito tempo que deixou de ser uma Cidade de interior, no que tange a realidade de "Segurança Pública". O ladrão que está em Goianira ele age aqui, ele age em Goiânia, ele age em Trindade... Então assim, Goianira na questão Segurança Pública já tem muitos anos que não é mais uma realidade de uma Cidadezinha (sic) de interior, no caso, por exemplo, de Goianésia que está a 200 km de Goiânia - é totalmente diferente. Estive lá inclusive recentemente e dá para perceber isso, que não tem muito a ver, porque aqui até em parte uma Cidade dormitório né, então essa questão operacional mesmo, parte policial mesmo, ela não teve muita diferença não.
Eu só tive que organizar alguma coisa, em questão administrativa. A questão de uma dignidade maior no tange veículos que eu tirei daqui de dentro. Estava parecendo um ferro velho, que foi uma luta tremenda [sic]. Consegui porque tinha amigos que me ajudaram. Então assim... Mas depois que eu implementei a minha forma de comandar aqui na 48 CIPM a minha forma de lidar com a tropa é tudo mais, a coisa fluiu e graças a Deus de lá para cá nos temos tido muitas vitórias, e a cidade, eu tenho certeza que percebeu isso.
Eu tenho uma tropa maravilhosa. O meu material humano, e a minha maior tranquilidade, no que tange a minha assunção no comando da 48 CIPM, é pura e simplesmente meu material humano que eu recebi, Graças a Deus é de quase 100% de pessoas que estão preocupadas com o trabalho e estão engajadas com o trabalho, que dão o sangue por isso aqui, e são Policiais Militares aguerridos mesmo. Então isso aí facilitou muito para mim! Foi só mesmo conduzi-los e mostrar que o Comandante deles, realmente eles podem confiar e a coisa está fluindo! Graças a Deus, com o apoio do Comando Geral da Polícia Militar, e não é um apoio assim só da boca para fora, pra puxar saco é real. Me liga no meu celular direto conversa comigo, ontem mesmo eu estava com ele tratando também a respeito, trazendo as benfeitorias aqui para nos, e tudo mais. Graças a Deus é só vitória.
Portal Goianira: Fale-me sobre a estrutura da 48ª CIPM?
Comandante: Eu tenho de efetivo ordinário, no efetivo fixo da 48ª CIPM, 47 Políciais Militares. Só que passam pelo serviço da 48ª, aproximadamente o dobro desse efetivo, por volta de 100 homens passam no serviço de 24h durante o mês. Porque a realidade da Polícia Militar hoje é que tenho um efetivo ordinário, mas eu tenho Policial Militar de Goías Velho, por exemplo, que tira serviço extra remunerado em Goianira, Brazabrantes e Caturaí. Nós temos 9 viaturas na 48ª CIPM, sendo um Tático.
Portal Goianira: Major, quais ações foram implantadas a partir da data que assumiu o comando da 48ª CIPM?
Comandante: Lucas é o seguinte, a ação é; abordagem, abordagem, abordagem... Abordou o cara hoje, aborda ele daqui a cinco minutos, daqui a 10 minutos outra viatura aborda ele lá na frente, no outro dia aborda ele de novo. Aborda, incomoda o ladrão, incomoda, e o ladrão incomodado vem falar assim: “Rapaz mas pelo amor de Deus só hoje eu fui abordado 10 vezes”, essa é a ação. O trabalho Policial não tem mistério não. É incomodar o mala [sic], é só isso. O mala quando ele não está incomodado, ele está tranquilo, ele esta ai andando pelo sossego, a Polícia não incomoda – ele toca o terror! Mais quando o ladrão vê que a cidade está patrulhada, está policiada, existe uma Unidade preocupada, o Policial Militar está atento e tudo mais. Vão acontecer os crimes? – vão acontecer, só este mês caíram 4 armas, 4 quadrilhas só este mês de janeiro. Roubaram posto de gasolina, e caíram ontem, roubaram carro e já 9 veículos recuperados. Então assim, nossos serviços não tem muito mistério não. É ação operacional é visibilidade é pro atividade, a palavra em volta hoje é pro atividade. É fazer antes de acontecer, não esperar não sermos reativos.
A 48ª CIPM hoje é uma unidade proativa ele faz, ela aborda... Prende mil vezes o cara se precisar. Já tivemos casos aqui, de prendermos o cara hoje, semana que vem prender de novo, e vamos continuar prendendo. E o que eu falo para o Policial militar nosso aqui, principalmente porque a grande maioria do nosso Policial Militar quase que 100% ele mora em Goianira ou na região. E é o que eu falo para eles, o interesse primeiro é seu! O interesse primeiro no serviço nosso dar certo é o seu, porque você mora aqui – você tem filho aqui, tem uma esposa, pai, mãe, vô, tio que mora aqui. Então qualquer coisa que esteja acontecendo de danoso, no que tange a segurança pública – pode afetar você. Então joga para cima! Ladrão aqui eu falo para todos, o Ladrão aqui para ele passar nessa rua do quartel, ele tem que passar esperto, porque se ele der bobeira aqui(sic). Já aconteceu várias vezes depois que eu cheguei, ladrão vem aqui na minha sala, ele saí daqui algemado.
Ladrão vem aqui de bobeirinha sem carteira de habilitação, moto toda embirada na porta do meu quartel... Aconteceu uma, duas, três vezes, agora não acontece mais... O cara da volta no quarteirão, mas ele não passa na porta da 48ª CIPM, porque a Polícia Militar aqui de Goianira, Brazabrantes e Caturaí é ativa, é proativa, não da chance para o ladrão. Eu não tenho ladrão de estimação, Eu falo para minha tropa o tempo inteiro, eu não tenho ladrão de estimação, então meu irmão eu não tenho ciúme de ladrão. Então ladrão comigo no comando ele vai piar fino, e a ordem minha é essa não alisa para ladrão, pois se você alisar ele não vai alisar você.
Portal Goianira: Qual analise você faz da Segurança Pública de Goianira atualmente?
Comandante: Uma coisa eu falo para você, e para quem estiver me ouvindo, ou for ler a sua reportagem. Em Goiânia nos ouvimos falar uma situação X de Goianira. Eu falo que tem cidades próximas da nossa região aqui, que estão muito pior do que Goianira. Só que alguns acontecimentos recentes na nossa cidade (Goianira), criou um estigma, uma pecha em Goianira, que não condiz com a realidade. Uma coisa eu afirmo no que tange a parte de Segurança Pública, nós nunca chegaremos nos 100% da tranquilidade, nunca vamos chegar... mas nós estamos bem próximos disso. Então assim a nossa realidade ela não está a quem de Goiânia de Aparecida, de trindade, Inhumas, não estamos! Estamos muito bem, obrigado! E vamos melhorar mais ainda. Então assim, falar que Goianira é uma cidade tenebrosa, mentira! Hoje Goianira é uma cidade tranquila de se morar... Acontecem crimes, acontece e vão acontecer, mas não está descontrolado não, e não vai estar! Porque igual eu falei para você, aqui o ladrão pode até fazer (...), mas uma coisa ele pode ter certeza não erra não, pois se errar ou ele vai para a cadeia ou ele vai para no caixão.
Portal Goianira: Comandante quais são as suas metas para 2017?
Comandante: A minha meta para 2017 primeiramente com o apoio que eu tenho certeza que eu terei, tanto do comando da Polícia Militar, quanto o apoio do Prefeito Carlão: É incrementar, no que tange a parte de efetivo, eu pretendo ganhar mais uma camionete nova para incrementar um GPT – reavivar um GPT em Goianira e na região, e continuar no embate 24h, diuturno contra aqueles que permanecem e insistem ir contra o que é legal e moral.
Portal Goianira: Comandante relacione as ocorrências mais comuns atendidas pela Policia Militar?
Comandante: São os básicos. Roubo de celular - não adianta, você pode colocar um milhão de reportagens explicando para o cidadão de bem, que ele não deve andar com o celular ostensivo em ponto de ônibus. Para o ladrão é um roubo tranquilo, por que é uma vitima fácil. Geralmente é uma mulher, uma senhora de idade, que é aquela coisa mais suave para o ladrão. Essas são as ocorrências mais corriqueiras aqui, que é o roubo de celular, basicamente é isso ai. Ocorrem os outros crimes, como roubo a estabelecimento comercial e residência, ocorre em um numero bem reduzido. Tanto que, os nossos índices aqui, se você buscar na Secretaria de Segurança Pública estão quase todos no verde, deve ter um ou outro no vermelho.
Portal Goianira: O Jornal 25 de Março e o Portal Goianira recebem reclamações diárias em relação ao Setor Triunfo, existe ação específica para o setor?
Comandante: É prioridade do comando. Mais assim, se você buscar nas nossas ocorrências, de vez em sempre estamos fazendo prisões no setor Triunfo. Como foi antes de eu chegar, e eu confirmei logo após, é muito mais floreio do que realidade. Por que antes de eu chegar o Triunfo... Na minha modesta opinião não condiz com a realidade. Falar que o Triunfo é o fim do mundo para mim, não é a realidade. O que eu sinto aqui como comandante da 48ª CIPM não é isso. Têm os seus problemas, mas não chega a tanto.
Portal Goianira: Diga-nos uma mensagem que queira deixar à população Goianirense?
Comandante: Valorizem o Policial Militar que vocês têm. valorizem a Polícia Militar que vocês têm. Porque nós trabalhamos 24h, e na grande maioria das vezes, sem conhecer nem mesmo quem nos estamos protegendo e colocando nossa vida em risco, parece até que nos estamos exagerando, mas a partir do momento que eu entro dentro de uma viatura e saio na rua, eu viro a esquina, minha vida que está em risco! É nos colocamos a nossa vida em risco em prol dessa sociedade que está ai e que muito das vezes fala mal da Polícia Militar, muita das vezes desrespeita o Policial Militar.
Dizer que nos somos perfeitos, que 100% do nosso efetivo é de perfeição, é mentira. Mas a grande maioria são de homens íntegros, honestos, trabalhadores e comprometidos. Qualquer instituição, qualquer profissão seja; repórter, advogado, juiz, qualquer uma, todas elas tem gente que não presta, e não somos diferentes.
A mensagem que eu deixo é essa: Respeite o nosso Policial Militar. Valorize, ajude, apoie. O que nós vemos muito sabe o que e? Em uma abordagem do Policial Militar, a primeira coisa que a pessoa faz é ligar o celular e começar a filmar, para que? Esperando um erro do Policial Militar e mandar esse vídeo no whatssap - essa é uma postura danosa, totalmente desrespeitosa com o nosso trabalho. Até porque poucas profissões que eu conheço você vai ver o Cidadão de bem fazer isso. Alguém vai na sala do Juiz filmar para ver se ele está trabalhando correto, alguém vai lá dentro da promotoria filmar o promotor para ver se ele está trabalhando correto. Alguém vai lá no dentista, ficar filmando o dentista para ver se ele está trabalhando correto. É o mesmo respeito que nos queremos. Não é que nos não queremos ser filmados, porque estamos fazendo coisa errada não! Mas é um desrespeito. Nós merecemos, eu tenho certeza disso, respeito da população. Essa é a mensagem que eu tenho.
Portal Goianira: Como funciona o aplicativo “Comunidade mais Segura e parceria com a CDL”
Comandante: Quando eu cheguei aqui foi criado um grupo que a princípio era um grupo inclusive da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goianira (CDL). Eles compraram antes de eu chegar, foi adquirido um aparelho celular para a Companhia, até para incentivar essa criação desse grupo de whatssap, no que tange a parte comercial da cidade. Com o tempo o Comandante que estava, e quem estava gerenciando foi meio que assim, dentre aspas, deturpando o grupo, incluindo pessoas a esse grupo que virou ‘Comunidade Mais Segura’. Mas a origem dele foi apenas à área comercial. Que queria ou não é beneficiado da mesma forma. O meu contato com a CDL, com relação a essa parte do comércio – principalmente aquela área centra ali, que concentra mais, ele é direto.
Nós temos uma viatura específica para aquela área até mais sensível no que tange essa parte do comércio. E o contato com ele (grupo) é o tempo inteiro, 24h. Noite passada mesmo nós tivemos um contato via o ‘Comunidade Mais Segura’ a respeito de disparo de alarme. Esses dias para traz a questão de alguém na Prefeitura. Então esse contato ele é direto! De imediato meu CPU já plota aquela informação, e a viatura já desloca e facilita bem essa comunicação.
Portal Goianira: Atualmente o grupo do Whatssap “Comunidade Mais Segura” abrange mais segmentos?
Comandante: Muito mais segmentos. Não se delimitou a questão comercial, mas também a parte do cidadão de bem e formadores de opinião. Por exemplo, muita gente me manda um whatssap dizendo: Me inclui no whatssap Comunidade Mais Segura. Pessoa que eu não conheço e tudo mais. Eu não trabalho dessa forma, eu especificamente como o Major Alyson. Porque eu tenho ciência que mesmo eu filtrando pode ter informante de ladrão dentro desse grupo.
Eu tenho consciência disso. Então eu tenho que filtrar quem eu coloco nesse grupo. E que queira ou não eu fico ali, nos ficamos ali dando informações, alguma coisa, e às vezes municiando mala que esteja infiltrado. Por que eu não conheço 100% das pessoas que estão no grupo. Então do dia que eu entrei, de setembro para cá, eu venho filtrando essa questão de pessoas que são anexadas ao grupo “Comunidade mais Segura” e o “Grupo Comunidade Rural”, para evitar esse tipo de problema. Uma pessoa que algum Policial meu conhece sabe da índole - Oh comandante o fulano pediu para incluir, e tudo mais eu conheço e cidadão de bem, incluímos. Então a coisa ficou mais seletiva.
Portal Goianira: Então Comandante tem o Grupo Comunidade Rural?
Comandante: Também tem que é uma preocupação nossa.
Portal Goianira: O intuito desses dois grupos?
Comandante: Em suma é acelerar, facilitar essa comunicação entre Polícia Militar e Cidadão de bem. Às vezes só o 190, Disque - Denúncia, a coisa fica muito truncada, às vezes não chega, e essa questão do whatssap hoje facilita muito essa comunicação, e a relação fica bem mais direta.