REPRODUÇÃO/FACEBOOKSerão ministradas palestras gratuitas sobre como conseguir terminar o Ensino Médio e como ter acesso à cursos superiores gratuitos, neste domingo (01), no Centro Comunitário, ao Lado da Praça da Matriz, em Goianira. O Diretor do NPE, Sr. Jeferson Mateus Chagas, da cidade de São Paulo (SP) está em Goianira e ministrará as palestras informativas sobre o tema. Em entrevista ao PORTAL GOIANIRA, ele afirma, “é possível hoje, através de uma única prova, terminar o Ensino Médio independente do ano que o aluno parou de estudar”.

De acordo com ele, "muitas pessoas não conseguiram terminar o Ensino Médio pelas vias tradicionais de ensino ou são adultas e não tiveram tempo ou paciência para frequentar o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou um Supletivo", através da educação básica pela Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, artigos 36 e 38, Inciso II, Portaria Normativa nº 16 de julho de 2011. Diante disso, o Ministério da Educação (MEC) autoriza que o aluno faça apenas uma prova e receba a certificado de conclusão do Ensino Médio, desde que alcance uma pontuação mínima proposta. Com a mesma nota o aluno também poderá, caso queira,  disputar vagas no ProUni (Programa Universidade Para Todos) ou no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e fazer seu tão sonhado Curso Superior – faculdade.

Qual é a prova? Quando será aplicada? Quem pode fazer? Quais as notas para ter acesso às vantagens descritas acima? Todas estas informações serão fornecidas neste domingo (01) através de palestras de hora em hora, à partir das 8h da manhã até às 12h, no Centro Comunitário, ao Lado da Praça da Matriz, em Goianira. Endereço: Rua Ercilha G. de Melo, N° 221, (abaixo do terminal rodoviário). Horário de atendimento: 8h/ 9h/ 10h/ 11h/ 12h.