Na manhã de hoje (20) aconteceu no Centro de Cultura e Convenção Durval de Assis Pereira a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Goianira. Na ocasião foi eleito o conselho de cultura que a partir de agora vai se encarregar de trabalhar por legislação cultural no município e auxiliar no gerenciamento do fundo da cultura. A intenção é de consolidar o movimento para que o município dê os seus primeiros passos nesta área.

O palestrante da conferência, João Prestes trabalha como Gerente de Projetos Especiais  na Secretaria de Estado da Cultura de Goiás. Ele disse que é importante para que o município desvincule a secretária de educação da cultura, pois com esta junção a prioridade sempre será da educação e a cultura acaba ficando no canto. João também disse que é de extrema importância que Goianira tenha um mapa cultura que mostrem quais são as tradições e quais são os artistas e eventos que tem na cidade. Ele também defendeu a criação de uma identidade cultural para Goianira e que a mesma tenha um centro sobre sua história, como um museu, ou uma maior atividade cultural representativa.

Apesar de estar na região metropolitana de Goiânia a cidade não conta com um calendário sobre os eventos culturais. O fundo criado em 2002 para receber benefícios nunca foi gerido ou acompanhado. E o resultado disso é que as verbas que chegaram ao fundo foram devolvidas. Outro problema é que a lei que instala a comissão do meio ambiente existe há mais de dez anos, porém este conselho nunca foi montado. João disse que não é preciso mais discutir sobre como funciona a cultura na cidade e sim partir para a prática, explanado de como pode ser as ações efetivamente para a cultura na cidade.

Dentre os representantes do conselho eleito hoje estão representantes do comércio, religião, artistas em geral, do legislativo, da administração e populares. O evento que teve inicio com um café da manhã não contou com uma presença maciça de pessoas. Algumas crianças entre cinco e sete anos estiveram no evento. A vereadora Kátia defendeu que quem deveria ter sido convocado pelas escolas a comparecerem eram os adolescentes, por considera-los mais maduros e serem um dos nortes para o fomento da cultura. Além da palestra houve uma apresentação de teatro e musical com a dupla Zé Goiano e Goianinho.