Inicia-se neste sábado 15/08 com termino no dia 31, a vacinação para proteger as crianças contra a paralisia infantil, dia D de mobilização.  De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.  

Segundo informações do site da Prefeitura de Goianira, a vacinação acontece com crianças de seis meses a menores de cinco anos de idades. Em Goianira, a imunização será realizada em todos os postos de saúde e em três postos volantes: na Escola José Luiz Bittencourt, no Triunfo II, no prédio da UBS do setor Porto Seguro, e no prédio da UBS do Paineiras , informa prefeitura.

Outro fator importante é a possibilidade de atualizar a caderneta de vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde  “a ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso”.

O Ministério da Saúde atenta à importância dessa campanha, pois a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada”, Trecho retirado do Ministério da Saúde.   

 

Para mais informaçoes acesse o Site do Ministerio da Sáude